A GEOGRAFIA
Onde estou? Os seres humanos procuram responder a essa pergunta desde os tempos mais remotos. Expressões como localização, posição e situação compõem o discurso de inúmeros pensadores das mais diversas partes do mundo—China, Egito, Babilônia e Grécia, por exemplo e isso há milhares de anos!
Não é difícil compreender a importância dessa indagação para a vida humana. Afinal, para saber onde estamos é preciso estabelecer a relação espacial entre pontos conhecidos.
Localizar é identificar o nosso lugar no mundo, na interação com outros lugares. Essa identificação exige uma diferenciação entre o que somos e o que são os outros; ou seja, para encontrar a resposta da pergunta Onde estamos? é preciso necessariamente responder a uma outra questão muito importante para nossa existência: Quem somos?
Certamente você já parou para pensar nestas duas questões existenciais: Onde você está? e Quem você é? Refletir a esse respeito é a mesma coisa que descobrir o lugar que você ocupa no mundo.
Pois bem! Foram muitos os filósofos, matemáticos, físicos, astrônimos, religiosos e médicos, entre outros estudiosos, que aceitaram o desafio de pensar seriamente sobre tais questões. O acúmulo de conhecimentos ao longo do tempo foi transformando as idéias a respeito do nosso lugar no mundo em uma linguagem sistemática referente ao espaço geográfico. Foi este conjunto de conhecimentos que deu origem à Geografia.
A palavra Geografia é originada do grego: geo quer dizer “terra”, e grafia, “escrita”. Portanto, a origem do termo está associada à preocupação central de descrever a Terra, com a localização e a distribuição das coisas e dos seres vivos sobre a superfície terrestre. Era preciso medir e estabelecer os limites entre as propriedades e resgistrar os percursos entre as novas terras descobertas pelos viajantes. Foi por isso que a Geografia surgiu como uma nova área do conhecimento, muito próxima da Matemática e da Astronomia.
Com o conhecimento da Geografia, os conhecimentos foram se tornando cada vez mais complexo. Inicialmente, era preciso descrever a superfície terrestre, mapeando e classificando o espaço geográfico do ponto de vista das características físicas( tipo de solo e de vegetação, extensão e formas do relevo, clima e hidrografia) e da cultura de diferentes povos.
Os geográficos foram progressivamente explicando os fenômenos que eles observam e estabelecendo relações entre os lugares.
Atualmente, a Geografia possui um vasto campo temático. Ao ler um jornal, visitar um shopping Center, assistir a um jogo de futebol, ir ao cinema, dentre outras diversas atividades cotidianas, não é difícil encontrar algum assunto de interesse geográfico.
Krajeswski, Angela Corrêa.
A Estrutura Geológica do Território Brasileiro
“O Território Brasileiro é formado por estruturas Geológicas antigas. Com exceção das bacias de sedimentação recente, como a do pantanal mato-grossense, parte ocidental da Bacia Amazônica e trechos do litoral do Nordeste e do Sul, que são do Terciário e do Quartanário (cenozóico), o restante tem idades geológicas que vão do Paleozóico ao Mesozóico, para as grandes bacias sedimentares, e ao pré-cambriano (Arqueozóico-Proterozóico) , para os terrenos cristalinos”.
Jurandyr Ross
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião.